Copom inicia segunda reunião do ano para graduar política monetária

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia hoje, por volta das 16 horas, a segunda reunião do ano para avaliar a condução das diretrizes de política monetária e definir possível alteração da taxa básica de juros. A taxa serve de parâmetro para os financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Por isso, também é chamada de taxa Selic.

Na primeira fase da reunião, que irá até amanhã (16), o presidente e diretores do Banco Central, que compõem o colegiado do Copom, ouvem exposições técnicas dos chefes de departamento e do gerente-executivo de Relacionamento com Investidores, com análises da conjuntura interna; em especial quanto ao comportamento da inflação, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários.

A decisão sobre a taxa básica de juros só será anunciada no final da tarde de amanhã, depois da segunda fase da reunião do Copom, que deve começar também por volta das 16 horas, da qual participam apenas a diretoria do BC, com direito a voto, e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.

A expectativa dos analistas de mercado é de que o Copom eleve a taxa atual, de 18,25% ao ano, para 18,75%, em razão da resistência inflacionária em alguns segmentos de mercado. De acordo com o Boletim Focus, divulgado ontem pelo BC, o mercado financeiro acredita, porém, que os preços perderão resistência ao longo do ano, de modo a possibilitar redução gradativa da taxa Selic até o nível de 16,78% no fim do ano.

Voltar ao topo