Copel manda técnicos para trabalhar no verão

A Copel e o sistema elétrico do Litoral paranaense já estão preparados para a temporada de verão. A Campanha de Verão já começou e vai se prolongar até o dia 6 de março, colocando à disposição dos mais de 3 milhões de veranistas e turistas aguardados nos balneários do Estado estrutura de atendimento reforçada e capacitada para prestar os serviços necessários.

A companhia mobilizou equipes adicionais de eletricistas e técnicos de manutenção, além de reforçar o número de atendentes nas agências. Assim como na experiência bem sucedida de outras temporadas, as unidades de atendimento ao público da Copel em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba vão abrir também aos sábados até 14 de janeiro, nos horários das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Os serviços da empresa também estão disponíveis na Agência Virtual, pela internet, no endereço www.copel.com ? e pelo atendimento telefônico com chamadas gratuitas no número 0800 51 00 116 disponível 24 horas por dia.

Agências móveis

Outra novidade que irá facilitar o acesso dos consumidores aos serviços da empresa é o deslocamento para o litoral das cinco agências móveis operadas pela Copel no Estado. Completamente equipadas a cumprir papel idêntico ao das agências tradicionais, as kombis da Copel serão fixadas em pontos de grande concentração de consumidores.?O maior volume de trabalho que temos no litoral se concentra nas primeiras semanas da temporada?, explica o diretor de distribuição da estatal, Ronald Ravedutti. ?É quando as famílias chegam e se instalam que um serviço ou reparo é eventualmente necessário?.

Uma equipe de 20 promotoras uniformizadas percorrerá diariamente a faixa de areia dos principais balneários, distribuindo para os veranistas brindes como sacolas para lixo, minicalendários, chaveiros e pára-sóis.

Investimento

A preparação do sistema elétrico do litoral para o verão deste ano começou, na realidade, tão logo foi encerrada a temporada anterior. Durante dez meses e investindo cerca de R$ 1 milhão, a Copel realizou minuciosa programação de obras que incluiu manutenção, modernização e ampliação da capacidade de atendimento de subestações, linhas e redes de distribuição de energia em todos os balneários e também nas cidades históricas de Paranaguá, Antonina e Morretes.

A Ilha do Mel, outro recanto turístico muito concorrido, também ganhou cuidados especiais ? mais ainda por se tratar de área de preservação: uma unidade de plantão foi ali instalada vai atender adicionalmente os consumidores das ilhas do Superagüi e das Peças.

Também as árvores situadas nas proximidades da rede elétrica nos balneários receberam cuidados de poda preventiva com o intuito de evitar desligamentos acidentais provocados por temporais característicos da época. Já os principais circuitos elétricos de alimentação de cargas passaram por cuidadosa inspeção com auxílio de termovisores, aparelhos que identificam os pontos frágeis numa linha por meio da leitura da temperatura dos cabos em regime de trabalho. As áreas sensíveis são, normalmente, pontos de conexão ou emenda de cabos da rede: a inspeção por termovisão permite à Copel atuar na correção preventiva do problema.

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