Cooperativa da França quer soja convencional do Paraná

O grupo cooperativo francês Terrena manifestou num ofício enviado ao governador Roberto Requião que deseja fortalecer a parceria que mantêm com o Paraná na compra da soja convencional. O grupo, que já possui acordos com cooperativas paranaenses, em especial com a Coamo, tem como um de seus principais clientes a rede de supermercados Carrefour, uma das maiores do mundo.

"Para a nossa cooperativa e o grupo Carrefour, a qualidade de produtos livres de organismos geneticamente modificiados é um componente indispensável nas negociações", afirma o diretor científico e de desenvolvimento do grupo Terrena, Olivier Krigk. Por isso, acrescenta, sabedores da postura do Paraná contra os transgênicos, a Terrena e o Carrefour desejam ampliar os entendimentos.

Krigk também relata ao governador que está preocupado com a política brasileira em relação aos transgênicos. Por esses motivos, pediu o agendamento um encontro com o governador Roberto Requião para o próximo de 4 de dezembro. A reunião, já confirmada, servirá para definir o aumento da compra da soja pura paranaense, em especial para o abastecimento da rede Carrefour.

Negócios

Só da Coamo, o grupo cooperativo Terrena importa cerca de 300 mil toneladas de soja e outros produtos. No ano passado, o grupo movimentou quase 3 milhões de Euros só na compra e venda de alimentos e dispõe atualmente de 360 milhões de Euros em fundos para investimentos. O grupo francês conta com 28 mil agricultores associados e 12,6 mil funcionários diretos.

Já o grupo Carrefour atua em 30 países e possui cerca de 9 mil lojas que empregam 350 mil funcionários. É responsável pelo atendimento médio de 2 milhões de consumidores anualmente. O Carrefour começou a se instalar no Brasil em 1975 e hoje conta com 98 supermercados e 98 hipermercados em todo o país. 

Voltar ao topo