Contag pede que Lula aumente recursos do Plano Safra

Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (Contag) pediram nesta quinta-feira (12) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumente de R$ 10 bilhões para R$ 12 bilhões o total de recursos para o Plano Safra 2007/2008. Na audiência no Palácio do Planalto, Lula teria se comprometido, segundo os dirigentes, a orientar ministros de diferentes áreas a analisar os pedidos da entidade.

Lula evitou comentar as invasões do "Abril Vermelho" do Movimento dos Sem-Terra (MST), de acordo com participantes do encontro. O presidente apenas considerou "legítimas" as reivindicações de todos os setores da área. "Acho legítimo que vocês reivindiquem", teria dito. "Por mais que vocês sejam atendidos, sempre vão ter outros pedidos a fazer.

O presidente da Contag, Manoel dos Santos, relatou em entrevista que pediu a Lula a definição de metas para a reforma agrária. "Sem meta, o governo não tem compromisso de dar respostas", avaliou. Santos contou ainda que pediu ao presidente recursos para assistência técnica e melhoria de infra-estrutura dos assentamentos e combate mais rígido à violência no meio rural. A entidade se reúne no próximo dia 14 com técnicos do governo para discutir os pedidos.

Voltar ao topo