Conflito entre presos deixa um morto e nove feridos em Porto Alegre

Porto Alegre (AE) – Um conflito entre presos de facções rivais dos pavilhões B e C do Presídio Central de Porto Alegre (RS) causou a morte de um dos detentos e ferimentos em outros nove na manhá de hoje (2). Os presos do pavilhão C estavam no pátio da instituição por volta de 6h, preparando o local para a chegada de visitantes, a partir das 8h, quando houve disparos e começou o tumulto, descreveu o comandante da força-tarefa da Brigada Militar (a PM gaúcha), tenente-coronel Renato José Büttenbender. O pavilhão B, onde ficam 528 presos, estava fechado, já que eles recebem visitas em dias diferentes dos internos da galeria C, que abriga 842 detentos. O presídio da capital gaúcha tem seis pavilhões.

Cerca de 150 policiais da BM responderam ao tumulto provocado pelos presos, socorrendo as vítimas e iniciando uma revista no presídio. Até a tarde de hoje, tinham sido encontradas três armas artesanais, informou Büttenbender.

Os tiros partiram do pavilhão B, segundo informações da BM. A investigação do caso será feita pela Polícia Civil. Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro. O preso Jocemar dos Santos Ribeiro, de 30 anos, morreu e o detento Ireno dos Santos, de 35 anos, está internado em estado gravíssimo. O HPS informou que cinco presos ainda estavam internados até a tarde deste domingo.

Voltar ao topo