Conferência Estadual da Educação Básica reúne 1.100 profissionais da área

A Secretaria de Estado da Educação preparou a Conferência Estadual, sob a coordenação da superintendente Yvelise Arco-Verde, realizando 18 conferências regionais descentralizadas, das quais participaram os diversos segmentos sociais de todos os municípios do Estado. ?Estamos pensando um sistema de educação no qual todos os segmentos estejam incluídos, inclusive as universidades, pois um sistema nacional articulado não pode começar com uma ausência?, diz Yvelise, referindo-se ao fato de o Ministério da Educação não ter incluído o Sistema de Ensino Superior como parte nesse debate.

Para Yvelise, assim como para grande parte dos participantes da Conferência, o ensino superior está diretamente envolvido com a educação básica, uma vez que forma os educadores e, portanto, não poderia ficar de fora do debate. ?Nós fizemos questão de incluir o ensino superior na Conferência do Paraná?, afirma.

Ao final da Conferência Estadual, os participantes têm como meta a elaboração de um documento estadual, que será apresentado e debatido na Conferência Nacional, quando todos os Estados estarão envolvidos na discussão final de um plano unificado para a educação básica para todo o país.

Para José Thadeu Rodrigues de Almeida, secretário de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, o Paraná dá um exemplo para o Brasil, pela forma como organizou seus seminários, envolvendo todos os segmentos sociais e comunidade escolar. ?No Rio grande do Sul, o Governo do Estado se negou a participar dos debates, assim como o setor da Educação privada. Aqui percebo um envolvimento unânime. Raros são os Estados que se interessam assim. Isto faz do Paraná um Estado exemplar na educação?, disse Almeida.

A Conferência Estadual da Educação Básica começou no Centro de Convenções de Curitiba, mas se subdivide para outros locais, como a Universidade Federal do Paraná e outras instituições de ensino superior, além de auditórios de hotel e clube, para que os assuntos relativos a cada eixo temático da educação possam ser tratados especificamente.

Para garantir uma base comum às conferências estaduais e nacional foram propostos cinco eixos temáticos: Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado da Educação; Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação; Construção do Regime de Colaboração entre os
Sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educação; Inclusão e Diversidade na Educação Básica; e Formação e Valorização Profissional.

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