Concurso público abre vagas para o ensino de Filosofia e Sociologia

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) está retomando o ensino das disciplinas de Filosofia e Sociologia nas escolas da rede pública estadual, matérias que são fundamentais para a formação do senso crítico dos alunos e que muito em breve farão parte das provas de vestibular. O concurso público para professores da rede pública estadual, cuja inscrições encerra nesta quarta-feira, oferece 206 vagas para Filosofia e 165 para Sociologia, dentre aproximadamente 10 mil ofertadas no total.

As disciplinas eram matérias curriculares, que no passado foram erradicadas pelo regime militar. Já em 1998, um projeto que previa o retorno das matérias foi vetado pelo Governo Federal. Na época, Sociologia e Filosofia foram caracterizadas como disciplinas diversificadas juntamente com outras 5.000 matérias.

Porém a realidade atualmente é diferente. As matérias diversificadas foram reduzidas para 14, e muitas escolas passaram a ministrar aulas de Filosofia e Sociologia. Segundo Ademir Mendes, técnico da equipe pedagógica de Filosofia da Secretaria, aproximadamente 70% das escolas do Paraná já ministram a disciplina. “Essa é uma matéria muito importante para os estudantes. A filosofia contribui na formação da visão crítica e reflexiva, o que é essencial para a formação da sociedade, pois, a filosofia ajuda a interpretar os conhecimentos científicos, políticos e sociais.

Para a técnica pedagógica de Sociologia, Joana Petry, compactua com a opinião de Ademir. “As duas disciplinas são de extrema importância para a formação dos alunos. A Sociologia desperta nos alunos a condição de analisar a sociedade e seus problemas como violência, mercado de trabalho, entre outros”, acentua e ressalta ainda que a iniciativa “é a complementação da Escola Cidadã”.

Concurso

Além das vagas para Filosofia e Sociologia, ainda estão sendo ofertadas vagas para Pedagogia, Educação Artística, Línguas Estrangeiras ? Espanhol, Francês, Italiano, Alemão ? Física, Química, Ensino Profissionalizante e Educação Especial.
Para se inscrever o candidato deve retirar o boleto de inscrição no site da Universidade Estadual de Londrina (www.cops.uel.br
), e pagar a taxa de inscrição no valor de R$60,00 em agências bancárias ou nas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.

Serviço:
Total de vagas: 9.943
Educação Especial: 5.500
Professores Pedagogos: 3.044
Ensino Profissionalizante: 500
Educação Artística: 194
Filosofia: 206
Sociologia: 165
Espanhol: 131
Francês: 22
Italiano: 08
Alemão: 05
Física: 127
Química: 41

Voltar ao topo