Comissão que investiga ”mensalão” vai chamar 14 parlamentares

A Comissão de Sindicância da Corregedoria Geral da Câmara dos Deputados aprovou hoje (15) requerimento para que 14 parlamentares prestem esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), de um suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares, o "mensalão". "Estamos fazendo o convite para cerca de 40 pessoas, sendo 14 parlamentares. Vamos fazer os convites, marcar as datas e então ouvi-los. Todos eles foram citados nas matérias e no depoimento de Roberto Jefferson no Conselho de Ética", explicou o relator da comissão Robson Tuma (PFL-SP).

Segundo o corregedor-geral da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), algumas pessoas poderão comparecer à comissão a partir de amanhã. Ciro afirmou que os parlamentares serão os primeiros a serem ouvidos, mas a sindicância vai convidar "todos os parlamentares que foram citados no dia de ontem, todos os diretores dos Correios, todos os ministros citados".

O deputado Roberto Jefferson depôs ontem, por mais de seis horas, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sobre as denúncias do "mensalão". O deputado Roberto Jefferson iria depor hoje na Corregedoria, mas não compareceu ao encontro. "Ele não tinha condições físicas devido ao desgaste do depoimento de ontem", afirmou Ciro Nogueira. Para ele, isso não atrasará o trabalho na comissão. "O ponto de partida seria confirmar as declarações que ele (Roberto Jefferson) deu aos jornais. Como ele já fez essa confirmação, hoje a comissão aprovou uma série de convocações, de diversas pessoas para que venham a partir de amanhã prestar esclarecimentos", explicou Ciro.

Para o relator, Robson Tuma, a comissão deve encerrar as investigações apenas após o recesso parlamentar. "Foram pedidos os requerimentos para as revistas e jornais onde foram publicadas as matérias. Até agora só recebemos de um jornal. Então isso tudo dificulta o término dos trabalhos".

Ciro Nogueira afirmou que não considera possível unificar as investigações do Conselho de Ética da Câmara e da Comissão de Sindicância da Corregedoria sobre o "mensalão". "O conselho vai analisar a cassação do deputado Roberto Jefferson. Nós estamos investigando também todos os outros parlamentares que estão sendo acusados e citados".

Voltar ao topo