Comércio Brasil/Argentina deverá ser em moedas locais

O Brasil e a Argentina deverão ter comércio bilateral em pesos e reais já a partir de 2007, segundo apresentação dos diretores dos bancos centrais do Brasil, Paulo Vieira da Cunha, e da Argentina, Arnaldo Bocco, feita hoje na reunião de ministros do Mercosul. O novo sistema está sendo preparado para ser anunciado até dezembro pelos presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Néstor Kirchner, da Argentina. Segundo o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, presente à reunião, o novo sistema precisará da aprovação dos respectivos Congressos.

O projeto prevê a compensação entre os bancos centrais dos dois países em dólar, mas a negociação entre empresas será em moedas locais. Segundo o Ministério da Fazenda, o projeto deve aumentar a competitividade dos produtos dos dois países e facilitar a inserção de pequenas e médias empresas no comércio bilateral. A idéia é que este seja um projeto-piloto, posteriormente estendido aos demais países do Mercosul.

Os ministros da Fazenda do Paraguai, Don Schmidt, e o vice-ministro da Fazenda da Venezuela, Julio Viloria, mostraram interesse em participar, assim que viram a apresentação. A reunião é fechada à imprensa, mas as informações foram transmitidas pelas assessorias de imprensa dos ministérios da Fazenda do Brasil e da Economia da Argentina.

Voltar ao topo