Com uma lesão muscular, Ronaldo só volta a jogar na seleção brasileira

Parado desde o dia 8 de abril, quando sofreu uma lesão muscular, Ronaldo só voltará a jogar no dia 30 de maio, na Basiléia (Suíça), no amistoso do Brasil contra a seleção da Lucerna. O atacante sonhava em retornar na próxima terça-feira, na partida entre Sevilla e Real Madrid, última rodada do Campeonato Espanhol, mas foi vetado nesta terça pelos médicos do clube espanhol.

O veto foi definido depois de o jogador se submeter a um exame de ressonância magnética. O resultado deu negativo: a cicatriz da ruptura fibrilar da coxa esquerda, que sofreu no início de abril, não estava totalmente fechada. Seria um risco autorizar Ronaldo a jogar sem a cicatrização completa.

De nada adiantou o esforço do jogador, que há um mês realiza duas sessões de tratamento diárias. Tentativa frustrada de antecipar o prazo de recuperação e ajudar o Real Madrid a conquistar o segundo lugar do Campeonato Espanhol.

Outra decepção: não ter participado do adeus de Zidane, que jogou a última partida no Estádio Santiago Bernabéu, no domingo. O meia francês, a quem Ronaldo admira, anunciou a sua retirada do futebol para depois da Copa do Mundo. E já se despediu dos torcedores do Real Madrid. Vetado pelos médicos, o brasileiro não jogou.

Sem condições de voltar a defender o Real na temporada, Ronaldo mira agora a Copa do Mundo. A situação é mais ou menos parecida com 2002, quando ficou quase dois meses sem jogar e só entrou na reta final de preparação da seleção ao Mundial da Coréia do Sul e Japão.

Aquele descanso forçado, sem o desgaste no clube em fim de temporada, foi fundamental para Ronaldo entrar em forma. Inteiro, sem problemas musculares, se consagrou artilheiro (oito gols) da Copa e o principal nome do Brasil na conquista do penta

Carlos Alberto Parreira, assim como Felipão apostou em 2002, acredita que Ronaldo chegará fresquinho no Mundial da Alemanha. O último compromisso do jogador na Espanha, antes de apresentar-se à seleção brasileira, está previsto para acontecer nesta quarta-feira. No Hotel Eurobuilding, em Madri, ele lançará a sua nova página na internet.

Depois da cerimônia, o jogador embarca com destino ao Rio de Janeiro para desfrutar de pelo menos uma semana de "férias". No dia 21, ao lado da comissão técnica da seleção, ele segue para a Weggis, Suíça, parada dos pentacampeões antes da ida para a Alemanha.

Em Weggis, o atacante do Real receberá um tratamento especial de Moraci Sant?Anna, preparador físico da seleção, e um dos fisiologistas da comissão técnica. O roteiro deve seguir a mesma programação que Ronaldo seguiu em 2002. Não está descartada uma dieta especial ao atacante que costuma ganhar peso nos períodos de recuperação de lesões.

A seleção brasileira inicia os treinamentos em Weggis a partir do dia 22 e só desembarca na Alemanha dia 4 de junho. A estréia na Copa será no dia 13 contra a Croácia, em Berlim. Na próxima segunda-feira, no Rio, Carlos Alberto Parreira anuncia a lista dos 23 jogadores que levará ao Mundial.

Voltar ao topo