Coleta seletiva de lixo é tema de capacitação na Colônia Penal Agrícola

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do programa Desperdício Zero, promoveram nesta semana um treinamento para estimular a coleta seletiva entre os detentos da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara. Cerca de cem pessoas participaram da capacitação.

O objetivo principal é incentivar a coleta seletiva e o reaproveitamento dos resíduos produzidos no local. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, além de trazer vantagens ao meio ambiente, esta iniciativa também traz benefícios sociais. ?Pudemos perceber que os detentos se sentiram valorizados e estimulados a realizar o trabalho?, disse o secretário.

Esta foi a primeira etapa da capacitação, que irá envolver os 900 detentos da Colônia Penal Agrícola. Segundo o coordenador do programa, Laerty Dudas, há interesse em estender o treinamento a outros estabelecimentos do Sistema Penitenciário Estadual. ?A idéia é que pelo menos uma vez por mês seja realizado um treinamento neste formato com os detentos?, disse Dudas.

Algumas experiências já desenvolvidas na Colônia, como a utilização de restos de comida na alimentação dos porcos e para adubo, chamaram a atenção dos detentos. ?Muitos deles não sabiam que estavam promovendo o reaproveitamento, um dos três pilares do programa que envolve ainda a redução da quantidade de resíduos produzida e a reciclagem dos materiais que não puderam ser reaproveitados?, finalizou.

O programa Desperdício Zero visa a redução do volume de lixo gerado diariamente e eliminar os lixões a céu aberto no Estado.

Voltar ao topo