CND aprova licitação de duas linhas de transmissão de energia

O Conselho Nacional de Desestatização (CND) aprovou a licitação de duas linhas transmissão de energia, que deverão ser incluídas no segundo lote de vendas deste ano. A primeira linha, que fará parte da interligação entre os subsistemas elétricos do Nordeste e do Nordeste, é a Colinas (TO)-Ribeiro Gonçalves (PI)-São João do Piauí (PI)-Sobradinho (BA). A segunda linha, que fortalece o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, será a Irapé (MG)-Araçauaí (MG).

As linhas fazem parte de um grupo incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND) em julho. As autorizações foram dadas por uma Resolução do CND publicada hoje (2) no Diário Oficial da União.

Os lotes, no entanto, não deverão ser incluídos no próximo leilão de linhas de transmissão de energia, marcado para 30 de setembro, na Bovespa, em São Paulo. Essa concorrência terá a participação de 29 empresas brasileiras e espanholas e as linhas irão reforçar o abastecimento de energia no País, beneficiando 48 municípios e criando 4.900 empregos diretos nas cinco regiões.

Serão leiloados 11 lotes de um total de 2.862 quilômetros de linhas que serão construídas em 11 Estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Ceará. A previsão é de que as linhas entrem em operação no máximo em 26 meses. Serão necessários R$ 2,1 bilhões em investimentos.

Voltar ao topo