Ciclone deve agitar costa da região Sudeste

A passagem de uma forte massa de ar polar associada a uma frente fria vinda do sul do País contribuiu para a queda da temperatura hoje em São Paulo. O efeito também aumentou o risco de ressaca – a elevação das ondas do mar – no litoral paulista e no Rio de Janeiro por conta da presença de um ciclone extratropical no oceano. "Mas a massa de ar polar já começou a se afastar, empurrando o centro do ciclone para longe do litoral", afirmou a meteorologista Neide Oliveira, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os ventos que no domingo chegaram a 60 quilômetros por hora no litoral sul do País devem cair hoje para 50 quilômetros por hora velocidade ainda forte, porém considerada normal. O mar ainda ficará agitado, mas o ciclone está se afastando cada vez mais para o oceano, de acordo com Neide.

Com a presença da massa polar, a temperatura caiu bastante em São Paulo hoje. Os termômetros na capital não deverão ultrapassar os 20 graus e há previsão de que amanhã a capital tenha a madrugada mais fria do ano, quando a temperatura mínima deve chegar aos 6 graus, de acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da agência Climatempo. Neste ano, a menor temperatura, a de 10,1 graus, foi registrada em 28 de junho.

A partir da tarde de quarta-feira, com o deslocamento da frente fria a temperatura deve começar a aumentar chegando aos 28 graus no fim da semana. Com a volta do calor, a umidade do ar também deve diminuir, repetindo o clima quente e seco registrado na maior parte dos dias neste inverno.

Voltar ao topo