Chinaglia repudia críticas de Chávez ao Congresso

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), repudiou nesta sexta-feira (1.º) a afirmação feita pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que o Congresso brasileiro "repete como um papagaio" o que diz o Congresso dos Estados Unidos contra o fechamento da emissora Rádio Caracas Televisión (RCTV). Chávez disse também que o Congresso brasileiro é "subordinado" aos EUA.

"Ele (Chávez) está contaminado pela disputa interna que tem na Venezuela e, evidentemente, se dá a um direito que não tem. Sob esse aspecto é, no mínimo, um exagero evoluir para esse fato, que nós rechaçamos", disse Chinaglia, sem reafirmar a defesa da carta a Chávez, enviada por congressistas brasileiros pedindo a reabertura da RCTV. Chávez se recusou a renovar a concessão da emissora, que teria apoiado o golpe de Estado de 2002, que teve apoio também dos Estados Unidos.

Chinaglia afirmou que Chávez "erra gravemente ao atribuir ao Congresso brasileiro uma subordinação que não existe" e ao fazer "um julgamento que não lhe cabe." O presidente da Câmara concluiu: "Só devemos prestar contas ao povo brasileiro, que tem o poder de nos eleger e o direito e o poder de nos cobrar.

Voltar ao topo