Cerca de 35 mil pessoas são atendidas durante a 26ª Feira de Serviços

Instalada no Centro Cívico, em frente ao palácio Iguaçu, desde o dia 01 de setembro, a 26ª Feira de Serviços do Paraná ter minou nesta quinta-feira (7), depois de fazer parte das comemorações da Semana da Pátria. Durante os sete dias de sua realização, a população pode usufruir de cerca de 100 serviços que foram colocados a sua disposição pelos organizadores do evento. 

A adolescente Franciele Aparecida da Rosa veio de ônibus do município de Mandirituba, para requerer seu CPF. Grávida de 6 meses, ela conta que não pode solicitar antes o documento por falta de recursos e que sentia-se angustiada com o medo de não poder levar seu bebê para casa depois do parto. ?Quando fiquei sabendo dessa feira, tratei de vir o mais rápido possível fazer esse documento. Não tinha dinheiro para fazer antes e estava bem preocupada?, contou aliviada enquanto se distraia nos computadores da Celepar.

Já o adolescente Ivanildo de Souza, 15 anos veio de Campo Largo, para fazer a Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Estudante da 8ª série do Ensino Fundamental, ele revelou que já trabalha na separação de lixo reciclável para ajudar no orçamento familiar. ?Agora, solicitei meus documentos, porque tenho esperança de conseguir um emprego registrado?, disse.

Além das pessoas que buscavam documentação, a feira reuniu também aqueles que estavam em busca de diversão ou de informações sobre os diferentes serviços oferecidos pelo Governo do Estado e seus parceiros. Uma turma de 37 crianças da creche São José, do bairro Cajuru, pode aprender brincando a maneira correta de escovar os dentes. Depois, ouviram as estórias sobre o fantástico mundo de Nina, a qual cada página do livro é contada através de telas pintadas pela pr&oac ute;pria autora dos livrinhos.

Os visitantes da feira visitaram os estandes do Instituto de Pesos e Medidas ? IPEM e Copel, onde puderam aprender através de joguinhos e cartilhas a importância do cuidado que se deve ter com a energia elétrica e as situações em que o IPEM está presente em suas vidas.

Depois de todas essas visitas chegou a hora mais esperada: o Show do Menestrel, mímico e mágico espetáculo cênico e circense. A professora Lucivani Vernek Rodrigues Bueno resumiu a Feira como ?maravilhosa?. ?As crianças aproveitaram muito, se divertiram e aprenderam muitas coisas. Além disso todas essas atividades estimulam o aprendizado, ao despertar a curiosidade nelas?, destacou.

A dona de casa Jandira Costa Fortunato Fernandez, 61 anos, aprovou a Feira de Serviços, porque teve a oportunidade de esclarecer algumas dúv idas no estande da Defensoria Pública. E em seguida fez teste de visão no estande do Hospital de Olhos do Paraná. ?A Feira está ótima. O que mais chamou a atenção foi o atendimento que recebi nos estandes por onde passei. Nem parece que os serviços são gratuitos. Tinha que ser realizado um evento como esse pelo menos uma vez por ano, por que a população precisa muito desse tipo de ação?, elogiou.

O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, informou que a feira prestou cerca 80 mil atendimentos ao público, que ultrapassou 35 mil pessoas. ?Isso demonstra o preparo dos organizadores com uma equipe maior e bem estruturada para oferecer mais qualidade no atendimento. Percebemos que as pessoas que vieram à feira saíram satisfeitas com os serviços que adquiriram e felizes pela ausência das filas?.

Serviços de beleza 

O Sistema Fecomércio Sesc/Senac é um dos parceiros da feira de serviços desde a 1ª edição e sempre traz inovações. Segundo a coordenadora da área de beleza do Senac Curitiba, Welsi Wnceslau, nas etapas anteriores o Senac já oferecia os serviços de manicuro, somente com pintura de unhas. ?Nessa edição está sendo feito o trabalho de retirada da cutícula, pois hoje contamos com um método de esterilização eficiente do equipamento utilizado para realizar esse trabalho?, explicou. Ela conta ainda, que diariamente 35 alunos, sob as orientações de profissionais cuidaram da beleza de centenas de pessoas que vieram à feira, com maquiagem cortes de cabelos e serviços de manicuro.

Além disso, o sistema Fecomércio contribuiu com o escovó dromo, no qual os profissionais orientaram e ensinaram crianças, adolescentes e até adultos a maneira correta de cuidar da saúde bucal. Trouxe profissionais que cuidaram da diversão dos visitantes com atividades recreativas na parte externa da feira. 

Serviços mais procurados

O divórcio e solicitação de 2ª via de certidões de nascimento e casamento estão entre os serviços mais procurados na Defensoria Pública, que atendeu outros casos como separação, pensão alimentícia, mas apenas para carentes, conforme já é feito na própria defensoria.

O Defensor Público Rafael Tadeu Machado salientou que o fato da feira ter funcionado 7 dias ininterruptos, incluindo final de semana e o feriado, facilitou para que muitas pessoas tivessem acesso aos serviços oferecidos pela Defensoria, tanto de Curitiba como da Região Metropolitana. ?Certamente a população carente foi beneficiada com esse evento. Muitos que não podem ir até a defensoria no expediente normal de funcionamento, aproveitaram para vir no final de semana e no feriado para solicitar serviços e até esclarecer dúvidas?, concluiu.  

O chefe de gabinete da secretaria Especial de Relações com a Comunidade e coordenador do Paraná em Ação Marcírio Machado Sobrinho, destacou a importância do evento para a população de modo geral. ?Dentre o público que visitou a feira, havia pessoas de todas as camadas sociais. Pois além dos serviços de documentação, também contaram com orientações nos mais diversos setores. Faz parte dos objetivos a formação do cidadão?.

Voltar ao topo