Centro de pesquisa em telecomunicação defende sistema de TV Digital

Brasília ? O plenário da Câmara dos Deputados se transformou hoje (8) em um fórum de debates sobre a tecnologia a ser adotada pelo Brasil para a implementação da TV Digital. Estão inscritas para falar 54 pessoas, entre parlamentares, representantes de empresas, organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa.

Um dos participantes da discussão é o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação (CPqD), Helio Graciosa. Ao chegar no Congresso, ele disse que entregará ainda hoje ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, um relatório sobre os estudos da TV Digital. Graciosa não adiantou o conteúdo do documento, mas disse que o Brasil tem condições de adotar um sistema nacional de televisão.

"Podemos ter um sistema que atenda às características brasileiras, com componentes usados em sistemas de outros países", defende o empresário. O CPqD pesquisa e desenvolve tecnologias para a área de telecomunicações há quase 40 anos. O foco principal de trabalho é a telefonia movem e fixa. A empresa busca soluções para que o celular possa se tornar, por exemplo, um veículo capaz de transmitir programação audiovisual.

As emissoras de televisão são contrárias à concessão de canais da futura televisão digital para empresas de telefonia. Ente os argumentos apresentados está o fato de algumas dessas empresas terem capital estrangeiro e, por conta disso, estarem impedidas por lei de obter concessão.

Voltar ao topo