Celepar conclui instalação do novo sistema de habilitação

A Celepar ? Informática do Paraná concluiu a instalação do novo sistema de habilitação de motoristas em todo o Estado. Agora, as 103 Ciretrans do Paraná já estão trabalhando com o novo sistema desenvolvido em software livre, que substitui o programa proprietário utilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito ? Detran. Entre as várias funções, o novo sistema agiliza os processos de habilitação, tanto daqueles que estão fazendo a carteira pela primeira vez como de quem precisa renovar a habilitação.

Conforme as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, os motoristas habilitados antes de 1998 precisam fazer uma prova de conhecimentos sobre direção defensiva e primeiros socorros, na hora da renovação de suas carteiras, ou freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores.

A prova é composta de 30 questões e, para a aprovação, o candidato deve acertar no mínimo 21questões. Os motoristas habilitados antes 1998, que já fizeram o curso de reciclagem, bem como aqueles que freqüentaram cursos especializados (transporte escolar, produtos perigosos e emergência, por exemplo), estão dispensados da exigência.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso ou pela prova. A renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.O novo sistema do Detran inclui as apostilas para o exame que estão disponíveis no endereço http://www.pr.gov.br/detran.

Veículos 

A única unidade que não precisou substituir o sistema é o Detran Móvel, que passou a funcionar direto com o novo sistema. A próxima etapa será a migração do sistema de veículos que, por enquanto, continuará funcionando com o sistema antigo. A Celepar já concluiu as especificações do novo sistema, que ainda depende de homologação, e a previsão é que a migração inicie em outubro e seja concluída em março do próximo ano.

Em algumas Ciretrans, o prazo para a entrega das carteiras está sofrendo atraso. Segundo o analista de sistemas, Jair Fernandes, isto é normal num processo de migração, já que muitos processos apresentam problemas na hora de serem transferidos de um banco de dados para outro. Ele prevê que esta situação deve ser normalizada até o final do mês. ?O novo sistema veio exatamente para corrigir essas distorções, por isso nesta fase de migração é normal que surjam problemas?, disse.

Voltar ao topo