Cataratas do Iguaçu tem a pior estiagem em 70 anos

Os cerca de 3 mil turistas que visitam diariamente, nesta época do ano, as Cataratas do Iguaçu, estão presenciando um espetáculo raro, mas, ao mesmo tempo, decepcionante para qualquer visitante: falta água a uma das mais volumosas quedas-d’água do mundo.

O serviço de monitoramento da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) registrava ontem, às 14 horas, a vazão de 245 metros cúbicos por segundo – a média histórica do período é de 1,5 mil. A seca que atinge o Paraná é uma das piores dos últimos 70 anos, e 45 cidades estão em situação de emergência.

O Parque Nacional do Iguaçu teve em 2005 recorde de 1,08 milhão de visitantes. Desses, 65% eram estrangeiros. "É decepcionante", afirma o catarinense José César. "É a primeira vez que venho e só tem pedra para ver." Os turistas reclamam de não terem sido avisados pelas operadoras.

A decepção veio no primeiro contato com as cataratas: só filetes de água cortam a monotonia do enorme paredão. "Nunca vi nada igual", diz Waldemar Mlakzer, funcionário do parque. Soba Kikuchi, morador de Foz do Iguaçu, diz que a seca é grande, mas que, em 1978, foi pior.

Voltar ao topo