Falcatrua!

Casal é preso suspeito de aplicar golpe de planos funerários em idosos

Dolíria Pereira Seluchinesk, 52 anos, e João Amparo da Silva, de 45, foram presos suspeitos de aplicar golpes em venda de planos funerários para idosos. Os dois foram flagrados por policiais da Delegacia de Estelionato (DE), na tarde desta terça-feira (31). Os alvos principais da dupla eram àquelas pessoas que recebiam benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o delegado Wallace de Oliveira Brito, a mulher foi encontrada pelos policiais dentro da casa de uma das vítimas, de 76 anos. “Ela fazia a cobrança de um valor devido. Já o comparsa foi preso horas depois, no mesmo local, quando procurava pela mulher que não tinha voltado”.

Conforme as investigações, os dois aproveitavam de pessoas idosas e que, geralmente, eram pouco instruídas. Eles mostravam os supostos planos funerários, induzindo essas pessoas a comprarem os planos, por um valor estimado em R$ 1.600, mas voltavam mais vezes atrás das vítimas.

De acordo com o delegado, o casal dizia às vítimas que tinham um escritório no Centro de Curitiba, mas o endereço era falso. “No local funcionava outro estabelecimento comercial, que nem possuí vínculo algum com a quadrilha, mas muitos idosos ainda compareciam perguntando sobre a empresa funerária”.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.

Empréstimos ilegais

Empréstimos ilegais
Com os dados e assinaturas dos idosos, os criminosos ainda são suspeitos de emprestar dinheiro e os valores eram descontados mensalmente na folha do beneficiário do INSS. ‘Eles ainda compareciam uma vez por mês na casa das vítimas, para cobrar uma taxa, alegando que era referente à manutenção dos túmulos no cemitério‘.

Já sobre os valores dos empréstimos, a dupla enganava ainda mais os idosos. ‘Quando as vítimas os questionavam sobre os valores que estavam sendo descontados diretamente de suas folhas de pagamento de benefício, os suspeitos diziam que era referente a mensalidade do plano, o que na verdade não era‘, explicou o delegado.

Prejuízo grande

A polícia ainda não sabe quantas vítimas ao certo foram afetadas pela dupla. “Mas somente dessa idosa, os suspeitos causaram um prejuízo superior a R$10 mil, que pode ser ainda maior”. Só em nome da idosa, os policiais descobriram que havia pelo menos três empréstimos.

A polícia acredita que mais vítimas possam aparecer com a divulgação da imagem e do nome da dupla. Os policiais usaram o caso para alertar a população e pedir para que denúncias sejam feitas através do telefone (41) 3261-6600.

Negam tudo

Os dois presos dizem que não enganaram ninguém e que todos os clientes eram garantidos por assistência quando precisavam. ‘A gente já vendeu plano pra mais de 300 pessoas. Estes empréstimos eram feitos, com autorização dos clientes, para poder arcar com o pagamento dos planos‘, disse João Amparo.

Já Dolíria trabalhava como diarista e ajudava João para complementar a renda. “Mas a gente nunca enganou ninguém. Disso a gente tem a consciência tranquila”, afirmou a mulher. A dupla foi indiciada por estelionato, crime contra a pessoa idosa e associação criminosa.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.