Carne para o mundo

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, dono de exatos 27% desse promissor mercado, do qual em breve o setor espera abocanhar nacos ainda mais suculentos.

Entre janeiro e outubro do ano passado, embarcaram para o exterior pouco menos de dois milhões de toneladas de carne produzida por nossos pecuaristas, captando para a economia interna o apreciável montante de US$ 3,1 bilhões.

A pujança do mercado exportador de carne brasileira e a aceitação do nosso produto no exterior são avaliadas pelo aumento de 100% do total embarcado em outubro, comparado com o resultado obtido no mesmo período em 2005.

A recuperação do setor foi digna de menção, apesar dos sérios contratempos causados pelos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e Paraná, causadores do embargo à importação de carne brasileira por 56 países. Aos poucos, as barreiras sanitárias foram retiradas e hoje poucos estados continuam afetados pelas restrições do mercado comprador.

Na presidência da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) está o pecuarista Marcus Vinicius Pratini de Moraes, ex-ministro da Indústria e Comércio, lutador incansável na remoção das barreiras à chegada do bife brasileiro aos mercados mais exigentes do mundo, antes atendidos com exclusividade pelos Estados Unidos, Austrália e Argentina.

Voltar ao topo