CAPES aprova primeiro Doutorado da Universidade Tuiuti

A CAPES, órgão do Ministério da Educação que fiscaliza os cursos de pós-graduação no Brasil, aprovou na última sexta-feira o Programa de Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. É o primeiro Programa de Doutorado da UTP, numa área de ensino em que a instituição é reconhecida nacionalmente, a de Fonoaudiologia, que já contava com cursos de graduação e mestrado.

O Programa de Doutorado da UTP em Distúrbios da Comunicação é o primeiro da Região Sul e um dos três únicos do País.  Foi aprovado pela CAPES com a nota 4, a mesma conferida aos programas de Doutorado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as outras duas entidades que ofertam esse Doutorado, ambas de São Paulo.

O Doutorado em Distúrbios da Comunicação da UTP será coordenado pela professora Bianca Simone Zeigelboim, também coordenadora do curso de Mestrado. Ela comanda uma equipe de 12 professores, todos eles doutores, quatro com pós-doutorado. A professora Bianca vem dedicando sua vida acadêmica à UTP: Formada em Fonoaudiologia na primeira turma da Tuiuti, em 1984, possui quatro especializações, Mestrado e Doutorado, e conclui neste ano o Pós-Doutorado.

"Para a UTP, a aprovação do Doutorado representa, ao mesmo tempo, a consolidação de uma de nossas áreas de excelência e um avanço, já que nos coloca em paridade com o que de melhor existe no Brasil na pós-graduação de Fonoaudiologia", comemorou a professora Elizabeth Brunini Sbardelini, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Tuiuti,

Nas próximas semanas, a Tuiuti define o processo de seleção para as cinco vagas que serão ofertadas no Doutorado. Já em setembro, abrem as vagas para o Mestrado em Distúrbios da Comunicação, com vinte vagas ofertadas.

Voltar ao topo