Campanha alerta sobre perigos da exposição exagerada ao sol

Brasília – Os Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde vão aproveitar o Carnaval para dar início a uma campanha de esclarecimento sobre os perigos da exposição exagerada ao sol. A exposição ao sol sem a proteção de filtros ou roupas pode causar danos à saúde, como problemas de visão e o desenvolvimento do câncer de pele.

Agentes do Ibama vão distribuir informativos nos pedágios da Ponte Rio-Niterói, da Rio-Teresópolis, em quatro pontos da Nova Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e na via Ecosul, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, se os cuidados com a pele forem intensificados até os 18 anos de idade, as chances de desenvolver câncer de pele são reduzidas em até 85%. Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, mas as que apresentam maior risco são as de pele, olhos e cabelos claros, que sempre se queimam e nunca se bronzeiam; as ruivas e as que têm sardas; e as pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado.

A orientação dos especialistas para se proteger é evitar banhos de sol entre 10 e três horas da tarde; aplicar filtro solar duas vezes ao dia e não fazer bronzeamento artificial.

Voltar ao topo