Caminhoneiros serão orientados a combater exploração infantil

Cerca de 20 mil caminhoneiros do país receberão informações de como identificar e denunciar a prática de exploração de trabalho infantil. O programa educativo é resultado de uma parceria da Confederação Nacional de Transportes (CNT) com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Margarida Munguba, a proposta é uma iniciativa da CNT, que já desenvolve o programa "Motorista Cidadão em Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes", que lida com crianças e adolescentes em situações de violência sexual. "Como os caminhoneiros percorrem regiões, locais que, às vezes, nós não temos acesso, eles identificam situações de trabalho infantil. Seria colaborar com a rede de proteção à criança e ao adolescente fazendo a identificação de focos onde predominam o trabalho, sobretudo em áreas rurais", disse.

De acordo Margarida Munguba, os caminhoneiros, através de um curso e de uma cartilha, elaborados pelo MDS e a CNT, serão capacitados a identificar e denunciar a exploração da mão-de-obra infantil.

Voltar ao topo