Caminhão Scania 8×4 para os transportadores

A Scania entregou recentemente, um lote especial de 17 caminhões com tração 8×4, equipados com motor V8, de 480 cavalos de potência, destinado aos principais operadores do transporte superpesado do País. Os veículos têm capacidade de tração para 150 toneladas e estão avaliados em R$ 320 mil cada.

“O motor V8, que é montado somente no caminhão Rei da Estrada, equipa esses veículos em condições especiais. O modelo irá atender a demanda por maior potência e melhor distribuição de carga. Isso só é possível graças ao sistema modular de produção da Scania, que permite variadas combinações de componentes, como chassi e motor”, explica Sílvio Munhoz, diretor de Vendas de Caminhões da Scania.

Entre os clientes que adquiriram os novos produtos estão a Locar, Transpesa Della Volpe, Tomé, I.V Transportes, Cruz de Malta, Megatranz e Transdata. Os caminhões vão transportar cargas indivisíveis, como turbinas, vagões de trens, reatores, componentes industriais, máquinas e equipamentos para usinas. O peso transportado pode superar 200 toneladas, exigindo até dois caminhões, um acoplado ao outro, para o deslocamento.

Normalmente realizado à noite, esse tipo de transporte requer cuidados especiais, como batedores da Polícia Rodoviária e equipes para levantar fios de alta tensão, cabos telefônicos e semáforos pelo caminho. As rotas são definidas em função de impedimentos como pontes e viadutos, já que as cargas apresentam, freqüentemente, excessos laterais e de altura.

Uma novidade desse modelo Scania para cargas indivisíveis é a quinta-roda com dupla oscilação. “Esse dispositivo evita que as torções da carreta sejam transmitidas ao caminhão, evitando danos ao veículo”, destaca Munhoz.

Introduzidos pela Scania no Brasil em 1999, os caminhões 8×4, com dois eixos direcionais e dois de tração, são indicados para o transporte de grandes pesos. Como opções regulares de linha, há motores de 330, 360 e 400 cavalos de potência e chassis com capacidade de carga de até 47 toneladas. Mais de 100 unidades com tração 8×4 operam atualmente no País, principalmente nos setores de construção civil e mineração.

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