Calheiros e presidente da Comissão Européia discutem integração continental

Brasília – O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (31) ao presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, que a legislação brasileira que reconhece a criação do Parlamento do Mercosul e a participação dos parlamentares dos países membros deve ser aprovada ainda neste ano.

Em visita ao Congresso, Durão Barroso afirmou que os países da América do Sul precisam insistir no processo de integração do continente, iniciado com o Mercosul. "Acreditamos na integração regional. Crises sempre existem", disse ele, ao lembrar que "a União Européia nasceu depois de guerras horríveis".

O ex-primeiro-ministro português ressaltou que o processo de integração da América do Sul, pelo menos no que diz respeito à língua, é bem mais simples do que o da Europa. Durão Barroso observou que, quando há reunião do Conselho da Comunidade Européia, são 25 representantes, cada qual falando na sua língua. "É um batalhão de intérpretes. Aqui vocês tem apenas duas línguas", disse Barroso, para quem o Mercosul é uma experiência que deve ser levada adiante.

Durão Barroso afirmou que a Europa pretende ampliar cada vez mais as relações com o Mercosul e o Brasil e destacou a importância do Parlamento do Mercosul no processo de integração continental.

A cada dois meses, o presidente da Comissão Européia vai ao Parlamento Europeu prestar contas de suas atividades e fazer um balanço dos projetos em andamento. O Parlamento Europeu é formado por 732 deputados que representam 25 países. Até 2008, é possível que 27 países estejam integrados à Comunidade Européia.

Voltar ao topo