Caixa rebate denúncias de lavagem de dinheiro com prêmios de loterias

Brasília – A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos, rebateu nesta quinta-feira (1.º/3) denúncias de que prêmios de loterias da instituição estariam sendo usados para lavagem de dinheiro. Segundo ela, a CEF está absolutamente tranqüila e aberta a quaisquer novas investigações.

"O Tribunal de Contas da União (TCU) encerrou em novembro auditoria onde comprova que o procedimento da instituição é absolutamente regular", afirmou Maria Fernando ao sair de reunião com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.

"Para nós da CEF qualquer medida que venha a dar mais transparência para as loterias será sempre bem vinda", disse Maria Fernanda. Ela informou que foi a própria CEF que repassou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) as informações possível lavagem de dinheiro.

Maria Fernanda lembrou que as principais denúncias se referem ao período de 1994 a 2002 e que medidas foram adotadas e as pessoas envolvidas punidas.

"O Tribunal de Contas da União disse que não há qualquer improbidade no procedimento da Caixa Econômica Federal. Ela foi absolutamente regular, sem ressalvas", reafirmou.

As denúncias de que as loterias da Caixa estariam sendo usadas para lavagem de dinheiro foram apresentadas esta semana pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) com base em  relatório do Coaf. O relatório aponta indícios de lavagem de dinheiro nas loterias da Caixa com a suposta conivência de funcionários da instituição.

Voltar ao topo