Bush diz compartilhar com Lula preocupação de aliviar a fome e a pobreza

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse, em entrevista a um grupo de jornalistas, antes de embarcar para a Argentina, onde participa da 4ª Cúpula das Américas, que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilham a "mesma profunda preocupação de aliviar a fome e a pobreza".

Os principais trechos da entrevista de Bush foram publicados pelo jornal argentino La Nación, um dos principais do país, em sua edição desta quarta-feira. (Leia a entrevista em espanhol).

"Tem gente que tem uma visão de George W. em um sentido e de Lula em outro sentido. E não há sentidos diferentes quando dois homens podem criar um terreno comum", afirmou o presidente americano.

Na conversa, Bush também rememorou o primeiro encontro "caloroso e cordial" que teve com Lula, no Salão Oval, na Casa Branca, em Washington. Lula e Bush já estiveram juntos por inúmeras vezes. O primeiro encontro entre os dois ocorreu ainda em 2002. Lula nem sequer havia tomado posse como presidente.

"Podemos ter sentidos políticos diferentes, mas compartilhamos os mesmos objetivos e estabelecemos uma relação boa, cordial e franca", afirmou. Bush, que chega à Argentina na sexta-feira (4) para participar da 4ª Cúpula das Américas, virá na seqüência ao Brasil, para cumprir uma rápida agenda de dois dias.

Segundo trechos da entrevista publicada pelo jornal argentino, Bush também disse reconhecer que o Brasil é um país "muito, muito importante".

Sobre o colega brasileiro, o presidente americano afirmou: "Lula é um homem interessante. Obviamente temos antecedentes diferentes, perspectivas diferentes e países diferentes. Creio que é limitada a capacidade dos governos de salvar vidas. Ele compartilhou comigo sua iniciativa de luta contra a fome. E estou muito impressionado por uma pessoa trata de fazer algo assim em seu país, como eu estou fazendo no meu".

Esta é a primeira vez que Bush visita o Brasil.

Voltar ao topo