Brasileiros e alemães têm desafio tecnológico em Arapongas

O Centro Nacional de Tecnologia de Madeira e do Mobiliário (Cetmam) do Senai e a Escola Técnica de Sttutgart vão propor um desafio a professores, técnicos e alunos das duas instituições. De 17 de julho a 15 de agosto, eles deverão desenvolver um móvel inovador para a indústria moveleira de Arapongas, no Norte do Paraná. A iniciativa faz parte do Projeto de Móveis 2006, realizado pelo Senai/Cetmam em parceria com o Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.

Um professor e três alunos da Escola Técnica de Sttutgart (Fachschulle für Holztechnik), especializada na área da madeira, vão representar a instituição alemã no Projeto de Móveis 2006. Além deles, também vão compor o grupo técnicos e alunos do Cetmam e profissionais de uma indústria moveleira da região. O tema do Projeto de Móveis desse ano é ?flexibilidade?.

Arapongas é um dos maiores pólos moveleiros do Brasil, onde se concentram cerca de 500 indústrias num raio de aproximadamente 100 quilômetros. No ano passado, o tema do Projeto de Móveis foi ?design?. E o resultado foi o desenvolvimento de um novo modelo de home theater ? móvel usado para instalação de aparelhos de televisão, DVD, som e seus acessórios, de boa qualidade e design inovador.

O objetivo do grupo era desenvolver um móvel que oferecesse espaço para equipamentos eletro-eletrônicos e outros objetos de diversos tamanhos, e que fosse versátil, permitindo a sua colocação em escritórios ou residências. Foi utilizada matéria-prima comum na região de Arapongas.

Depois da análise de diversos estudos e propostas, foi executado o protótipo e definido um fluxo de produção para o início da fabricação do produto. O modelo confeccionado permitiu a combinação de diversos tipos, dimensões e acabamentos dos módulos, propiciando composições diferenciadas e atualizações ou complementos futuros. Isto foi possível através de um sistema de múltiplos encaixes que permite a divisão dos espaços da estante segundo a sua necessidade.

O produto recebeu três tipos de acabamento: laminado, para exportação; laqueado, de linha alta; e pintura impressa, que se aproxima mais do popular. Este último foi desenvolvido em parceria com a indústria Caemmun, de Arapongas.

Parceria antiga

O Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e Mobiliário foi criado em 1993, fruto de um acordo de cooperação entre o Senai Paraná e o Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.

A parceria tem viabilizado a implantação de projetos conjuntos envolvendo técnicos dos dois países. O Projeto de Móveis existe desde o início desta parceria, mas somente a partir do ano passado foi incluída a participação de uma indústria moveleira da região.

O Cetmam presta assessoria especializada em processo produtivo e design de móveis para o segmento moveleiro e capacita em média 1.000 profissionais por ano, através de cursos nas áreas de madeira e mobiliário, design de móveis e gestão de processos industriais.

Voltar ao topo