Brasileiros buscam índice para mundial

Rio de Janeiro (AE) – Em busca de índice para o mundial de Helsinque, que acontece de 6 a 14 de agosto, algumas das principais estrelas do atletismo nacional disputam hoje o GP Rio de Atletismo, a partir das 9h15, no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã.

Além dos brasileiros, alguns destaques internacionais participarão das provas, como a campeã olímpica em Atenas do arremesso do peso, a cubana Yumileidi Cumbá.

Como integrante do calendário da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), a competição no Rio atraiu 140 atletas de 32 países.

Entre os brasileiros, já têm índice para o mundial o triplista Jadel Gregório e os barreiristas Matheus Inocêncio, Redelen Santos, Márcio Simão e Anselmo Gomes da Silva. Outros, como André Domingos (100 metros), Cláudio Roberto Sousa (100m e 200m) e Vicente Lenílson (100m e 200m), conseguiram, em 2004, as marcas exigidas pela IAAF, mas precisam confirmá-las este ano -a data-limite é 24 de julho.

"Espero obter bons resultados, porque estou de olho no índice para o mundial da Finlândia. Se conseguir aqui, será melhor", disse Lenílson, medalha de prata no revezamento 4 x 100 metros nos Jogos Olímpicos da Sydney, em 2000, e bronze na mesma prova nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. "Será uma competição de alto nível. Terei de mentalizar cada momento das provas. Estou me sentindo bem para a seqüência de competições que teremos pela frente."

Mas ter o índice não significa vaga em Helsinque. Pelas regras da IAAF, cada país só pode inscrever 3 por prova. Se mais de três atletas tiverem o índice, disputarão o mundial o campeão e o vice do Troféu Brasil.

Voltar ao topo