Zimmermann deve ser nomeado hoje

Foto: Agência Brasil

Márcio Zimmermann: ministro-técnico.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ontem ao presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que vai acatar a indicação de Márcio Zimmermann, feita pelo PMDB, para ministro de Minas e Energia.

A nomeação do substituto de Silas Rondeau – que se demitiu na terça-feira, depois de ser acusado pela Polícia Federal de receber propina de R$ 100 mil da empreiteira Gautama – leva ao cargo de ministro um técnico.

Zimmermann é o atual secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. Não tem filiação partidária. Mesmo assim, foi adotado pelo PMDB. O que está por trás da indicação, visto que o partido vinha exigindo um grande espaço dentro do governo para formar a coalizão de apoio a Lula? De acordo com os próprios peemedebistas, os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), padrinhos de Rondeau e, agora, de Zimmermann, encontram-se fragilizados politicamente por causa das seguidas insinuações feitas pela PF de que teriam envolvimento no escândalo da empreiteira Gautama, apurados pela Operação Navalha. Portanto, não estariam, no momento, em condições de indicar um político ou um apadrinhado muito próximo, como aconteceu na nomeação de Silas Rondeau.

Voltar ao topo