Voos começam a ser normalizados em Porto Alegre

Centenas de passageiros enfrentaram transtornos provocados por cancelamentos de voos com origem ou destino no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ao amanhecer de hoje. Embora a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue não estivesse mais sobre o Rio Grande do Sul, algumas aeronaves que haviam ficado retidas em outros aeroportos não estavam na capital gaúcha para as primeiras operações do dia.

Houve filas tanto na área de check-in quanto nos balcões das empresas, para remarcação das passagens. Segundo levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), sete das 46 chegadas e 14 das 58 saídas previstas foram canceladas entre a 0h e as 12 horas de hoje. O problema concentrou-se no início da manhã, entre as 6 horas e as 9 horas. Por volta do meio-dia a situação era considerada como normalizada.

A nuvem de cinzas vulcânicas deixou o Rio Grande do Sul no início da madrugada e rumou para o Oceano Atlântico, na costa dos Estados da região Sudeste. Ontem, a poeira estava visível na atmosfera do nordeste do Estado. As partículas que caíram formaram camadas sobre automóveis, telhados e jardins.