Voluntários treinados para emergência em SC

Florianópolis – Moradores de Criciúma serão treinados para agir em situações de emergência causadas por fenômenos climáticos. O primeiro curso, baseado em normas da ONU, foi apresentado ontem à tarde.

O objetivo é formar núcleos com voluntários capacitados em cada bairro da cidade. Os primeiros alunos são os moradores de Vila Manaus, um dos locais mais atingidos na segunda-feira pela passagem de dois tornados, com ventos de mais de 180 quilômetros por hora.

"Queremos ensinar à população como se prevenir e como se portar diante destes fenômenos", explica o gerente de Resposta a Desastres da Defesa Civil Estadual, capitão Araújo Gomes.

O Núcleo da Defesa Civil (Nudec) será formado por líderes comunitários, que terão a responsabilidade de repassar à população informações sobre os eventos climáticos. A Defesa Civil estadual oferecerá treinamento e equipamentos para o funcionamento do grupo, que deve estar pronto para atuar em 45 dias.

Ontem, soldados do Exército foram convocados para ajudar na distribuição de donativos aos atingidos pelo tornados, num centro de arrecadação instalado na Grande Santa Luzia, a região mais prejudicada.

Ainda faltam colchões e, principalmente, materiais de construção. Segundo a Defesa Civil, duas mil telhas já foram doadas, mas muitas não são adequadas para cobrir as casas destelhadas pelo vendaval devido à baixa qualidade das peças.

Alerta

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, enviou ontem alerta ao Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo sobre a possibilidade, entre ontem e amanhã, de chuvas fortes, raios e rajadas de vento com até 60 quilômetros por hora. Uma frente fria, que está sobre o Sudeste, causa a instabilidade do tempo.

Voltar ao topo