Vereador lidera quadrilha que traficava pessoas aos EUA

São Paulo (AE) – Sete suspeitos de enviar brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos foram denunciados na quarta-feira pelo procurador da República em Goiás Daniel de Resende Salgado. Entre os acusados pelo envio dos brasileiros, geralmente por meio da fronteira com o México, estão Sérgio Pereira Nunes, vereador no município de Guapó, a 40 quilômetros de Goiânia, Williamar Cardoso de Faria, Reginaldo Francisco de Araújo, Davi Pereira da Silva, Iris Domingues Bezerra, José Castilho de Oliveira e Darcione Cardoso de Oliveira.

De acordo com a apuração do Ministério Público Federal (MPF) de Goiás, o grupo começou a atuar em 2000, quando Sérgio Nunes, Williamar Faria e Reginaldo Araújo criaram em Goiânia, com nomes falsos, a SWR – Agência de Viagens e Turismo, que no lugar de vender passagens para o exterior, atuava na obtenção, montagem e adulteração de documentos e de vistos consulares para introdução de brasileiros nos EUA.

Segundo a denúncia, o vereador era o chefe da quadrilha; Reginaldo, além de figurar como sócio na agência, era o encarregado de receber, nos EUA, os brasileiros, e cobrar dívidas relativas ao envio de pessoas; o advogado José Castilho de Oliveira, por sua vez, era o braço jurídico da quadrilha, encobrindo os crimes dos sócios da empresa.

Com a conivência da quadrilha, diversos brasileiros, durante a travessia via México, foram privados de sua liberdade e mantidos em cárcere privado, até a quitação de supostas dívidas com os chamados coiotes.

Voltar ao topo