União Européia inspecionou 27 das 106 fazendas aptas a exportar

O Ministério da Agricultura divulgou nesta quinta-feira (13) uma nota informando que a missão de veterinários europeus da União Européia (UE) que esteve no Brasil nos últimos 14 dias auditou 27 das 106 fazendas que constam da mais recente lista apresentada pelo governo brasileiro às autoridades do bloco. O governo informou que o relatório preliminar da missão sobre a avaliação do Sisbov (sistema de rastreabilidade do gado bovino) foi apresentada à Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura.

"A missão cumpriu seus objetivos. Tivermos a cooperação dos serviços veterinários estaduais e do setor privado, principalmente dos produtores, cujas propriedades foram auditadas", disse o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, em nota.

Segundo ele, essa colaboração possibilitou uma auditagem minuciosa e transparente do sistema, o que certamente irá pesar na avaliação das autoridades européias. O secretário disse, ainda, que confia em uma avaliação positiva e no segmento das ações que vão permitir a normalização do fluxo de exportação de carne bovina para o bloco europeu, cumprindo com os requisitos daquele mercado.

Esta semana, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que acredita que, se toda as medidas necessárias forem tomadas, o comércio de carne bovina in natura entre Brasil e UE estará regularizado até o fim do ano.

A missão esteve reunida durante todo do dia com os técnicos brasileiros. Na parte da manhã, os nove técnicos europeus participaram de uma única reunião. À tarde, os chefes da missão reuniram-se com o secretário Kroetz. Os demais integrantes da missão reuniram-se com os coordenadores dos serviços veterinários estaduais e com técnicos do Sisbov.

Voltar ao topo