Tremores ocorriam desde maio, dizem vereadores de Minas Gerais

Lideranças políticas de Itacarambi, no norte de Minas Gerais, informaram que desde maio deste ano freqüentes tremores de terra vinham sendo sentidos na região. No início desta madrugada, um tremor deixou uma criança morta e pelo menos seis pessoas feridas no distrito de Caraíbas, que fica a 35 quilômetros do centro de Itacarambi. O abalo foi sentido também na área urbana da cidade e em municípios vizinhos. "Desde maio vêm ocorrendo tremores lá. Em 10 de outubro houve um tremor mais forte e a comunidade ficou aterrorizada", disse o vereador Sebastião Alves dos Santos (PT), que na época foi procurado por lideranças de Caraíbas.

Segundo o vereador, técnicos do Departamento de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) estiveram na cidade e espalharam sismógrafos durante a visita de três dias. De acordo com as primeiras informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), cerca de 60 casas foram atingidas, sendo seis destruídas e as demais danificadas.

O governo mineiro divulgou nota em que informa que o governador Aécio Neves (PSDB) determinou que a Cedec forneça todo o apoio necessário à prefeitura de Itacarambi para assistência integral às famílias das vítimas. Segundo o comunicado, para verificar a dimensão e os motivos do tremor, o governo estadual solicitará uma avaliação criteriosa à UnB. A nota informa também que em Itacarambi será instalado um Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres, que reúne diferentes órgãos do governo para atuar conjuntamente no monitoramento e controle de novas ocorrências.

Voltar ao topo