Suspensa emissão de licença de importação para Mattel

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) suspendeu a emissão de licenças de importação para a fabricante de brinquedos Mattel, que desde o início de agosto anunciou a realização de três recalls mundiais em razão de possíveis problemas em seus produtos. Com a medida, a Mattel não está conseguindo mais a permissão para importar produtos do exterior. Entretanto, os brinquedos comprados antes da proibição estão entrando no Brasil.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) intensificou a fiscalização e está verificando os carregamentos lote a lote. A Mattel fabrica produtos como as bonecas Barbie e Polly, a linha de brinquedos infantis Fischer Price, entre outros.

De acordo com o ministério, o objetivo da medida é "impedir que brinquedos com defeito – presentes na lista do recall mundial da empresa – entrem no Brasil". A suspensão da emissão das licenças vai perdurar, segundo o MDIC, até que a companhia atenda todas as normas técnicas estabelecidas pelo governo brasileiro e pelo Inmetro.

Prevenção

Conforme a assessoria do ministério, a medida foi tomada no dia 17 de agosto e a empresa foi notificada da decisão nesta data. A assessoria de imprensa da Mattel, entretanto, informa que a companhia não foi notificada oficialmente sobre o assunto.

Apesar de não ter sido registrado nenhum acidente relacionado aos brinquedos da Mattel, o ministério do Desenvolvimento decidiu suspender as licenças da empresa por prevenção. "O MDIC entendeu que foi importante suspender preventivamente as importações da marca para evitar que produtos que possam causar mal à saúde cheguem até crianças brasileiras.

Voltar ao topo