Surto de rubéola se espalha por 16 Estados no País

A rubéola voltou a crescer de forma preocupante. De janeiro a outubro, foram confirmados 4.178 casos da doença, um número significativamente maior do que o registrado de janeiro a julho, quando 1.266 diagnósticos foram registrados. Além do expressivo aumento do número de casos em pouco mais de dois meses e meio (2.912 de agosto até o dia 19 outubro), há uma disseminação do vírus transmissor pelo País. Em julho, 6 Estados e o Distrito Federal tinham casos confirmados da doença. Em agosto, já eram 10 Estados mais o DF. No boletim mais recente, que acumula dados até o dia 19, há registros de infecções em 272 municípios espalhados em 16 Estados, mais o DF.

A expansão da rubéola é fruto das falhas na cobertura da vacina registradas no País. ?Houve um aumento da população vulnerável à doença, provocado por uma cobertura vacinal abaixo do que seria considerado adequado?, justificou a diretora substituta do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde Carla Magda Domingues. Ela afirma que, embora a média nacional de vacinação seja boa, algumas regiões têm desempenho aquém do desejado.

A explosão do número de casos provocou uma mudança na estratégia do governo de combate à doença. Será feita em agosto do próximo ano uma campanha para vacinação em todo o Brasil de homens com idade entre 20 e 34 anos – hoje, o público mais suscetível à doença. A expectativa é imunizar 67 milhões de pessoas.

?O País havia optado por uma forma mais conservadora para evitar a doença, que era imunizar crianças e mulheres férteis?, afirmou Carla. No entanto, com o flagrante aumento de número de casos, o governo decidiu adotar uma ação mais agressiva.

A espera de quase um ano entre o aumento do número de casos e a adoção da campanha é considerada normal pela diretora. ?Essa é uma ação que envolve uma série de preparativos: licitação para compra de vacinas, campanhas?, observou. Atualmente, a vacina na população suscetível é feita nas ações de bloqueio. Quando casos são confirmados, pessoas próximas são vacinadas para evitar o aumento da transmissão. Neste ano, foram aplicadas 6,54 mil doses de vacina em pessoas com mais de 12 anos.

Voltar ao topo