Suplente lembra que deputado previa tragédia

O suplente Cláudio Diaz, que assumirá o lugar de Júlio Redecker na Câmara Federal, lembrou que o deputado tucano, morto no acidente com o vôo da TAM, advertiu o governo para a possibilidade de uma tragédia aérea na última manifestação que fez no plenário. "Isso agora soa como um presságio da tragédia anunciada pelo despreparo do governo federal", comentou nesta quarta-feira (18) em Porto Alegre.

Segundo Diaz, Redecker subiu à tribuna e falou do perigo que rondava os passageiros de todos os aeroportos do País. "Ele perguntou ‘será preciso uma nova tragédia (como a do vôo da Gol em setembro do ano passado) para que o governo tome uma atitude? Quem serão as próximas vítimas do caos aéreo brasileiro?’ Essas são as palavras que ainda ecoam no plenário federal".

A morte de Redecker foi lamentada por políticos de todas as tendências no Rio Grande do Sul, especialmente no Vale do Sinos, onde o deputado tinha base eleitoral. O prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini (PMDB), que derrotou o próprio Redecker na última eleição municipal, disse que a região ficará debilitada pela ausência do tucano no Congresso Nacional. "Precisaríamos de mais gente com a capacidade dele por lá".

A presidente do PSDB no Rio Grande do Sul, deputada estadual Zilá Breitenbach lembrou que Redecker era jovem e tinha grandes perspectivas políticas para o futuro. "Ele tinha atitudes fortes mas era leal mesmo com os adversários, e valorizava a ética", elogiou.

Voltar ao topo