Sudene e Sudam serão reativadas

Brasília – O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, informou ontem, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, que o governo quer recriar em junho as extintas Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam).

Suprimidas há quase três anos, os órgãos terão novos mecanismos de concessão de benefícios fiscais. A estratégia é evitar a repetição de denúncias de fraudes e projetos fantasmas. O orçamento total da Sudene está estimado em R$ 1,9 bilhão no primeiro ano. Os recursos virão de fontes diversas, como dinheiro de renúncia fiscal, vinculação constitucional e da União.

Ciro reagiu também às notícias de que poderia assumir o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em substituição ao ministro Guido Mantega.

“Estou muito bem, obrigado, no Ministério da Integração Nacional”, disse Ciro, que classificou como “boatos” as informações sobre a mudança de pasta. “Isso é boato de jornalista desocupado e, muito provavelmente, com político safado por trás.” Por causa da recriação da Sudam e da Sudene, ele disse que serão extintas as Agências de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e do Nordeste (Adene), criadas no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Nasce uma, nasce a outra e morre o resto. Morre tudo. Chega de burocracia”, disse Ciro, ao explicar que as duas autarquias poderão ser recriadas por meio de projetos de lei, caso haja acordo com os líderes políticos, ou até por medida provisória (MP).

Voltar ao topo