Serra e PT: Ciro Gomes é mentiroso

Brasília

  – O desânimo da semana passada deu lugar a um novo estado de espírito no comitê do tucano José Serra com a divulgação, anteontem, da pesquisa do Ibope. Embora o tucano tenha subido apenas um ponto porcentual e Ciro Gomes não tenha caído, os aliados de Serra encontraram na análise da pesquisa o motivo para alegria: Ciro continua perdendo pontos entre eleitores de capitais e nos segmentos mais escolarizados.

Na avaliação dos tucanos, os ataques desferidos por José Serra ainda no debate da TV Bandeirantes – quando apontou incoerências no discurso do adversário – estão dando os primeiros resultados. A equipe de José Serra prepara farta munição para tentar atingir Ciro no programa eleitoral gratuito. Como Serra terá mais tempo que os adversários, poderá dividi-lo para alcançar dois objetivos: o primeiro, se apresentar ao eleitor e mostrar suas propostas; e o segundo, atirar sem dó em Ciro Gomes.

O comitê de Serra comemorou, ainda, a resposta do PT a Ciro, que dissera, em entrevista, que Luiz Inácio Lula da Silva estava sendo “domesticado”. Para os tucanos, a melhor resposta foi dada pelo presidente do PT, José Dirceu, que disse ter Ciro “compulsão pela mentira”, ao mesmo tempo em que recomendou ao candidato do PPS “um divã e um médico”. Na avaliação dos tucanos, a declaração reforça o carimbo de que Ciro “é mentiroso”.

Para os tucanos, da mesma forma que a pecha de mentiroso teria colado em Ciro junto a eleitores mais escolarizados e de capitais, poderá se propagar também nas médias e pequenas cidades. Nestas, o candidato do PPS continua em ascensão – o que, conforme a pesquisa do Ibope, neutralizou sua queda nas capitais. E essa briga pode ser observada nos sites oficiais das campanhas de Serra e Ciro. O site oficial da candidatura Serra colocou no ar o jingle Você Mente Demais, um ataque indireto a Ciro. No primeiro debate entre os presidenciáveis, o tucano acusou seu adversário do PPS de “faltar com a verdade”.

“Ouça o ?megasucesso? das eleições 2002: “Você Mente Demais”” é a chamada que estava na primeira página do site de Serra na tarde de ontem. O refrão do jingle diz: Você mente demais Você mente demais, rapaz/ Quem inventa o que diz/ vê crescer o seu nariz/ Você mente demais”. O jingle diz ainda: “Você fala que estudou, que pagou, que arrumou, você manda qualquer uma/ Você diz que é o tal, o baluarte da moral, mas você não tem nenhuma”.

Os versos fazem referência ao fato de Ciro ter dito que estudou em escola pública em todos os anos de sua vida (“estudou”) e que quitou a dívida do Ceará quando foi governador (“pagou”).

Quadro permanece estável

Brasília

(AG) – A uma semana do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, o quadro sucessório está estável e não apresenta grandes alterações. De acordo com os dados da 52.ª rodada da pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a disputa, com 33,4% dos votos, seguido pelo candidato da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB), Ciro Gomes, que está consolidado em segundo lugar com 28,6% das intenções de votos. A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13, com dois mil entrevistados. A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais.

José Serra (PSDB-PMDB) está em terceiro lugar, com 13,4% dos votos, e Anthony Garotinho (PSB) recebeu 12,1% e está tecnicamente empatado com o tucano. Entre os quatro principais candidatos, apenas Ciro Gomes apresentou um crescimento – de 3,1 pontos percentuais – em relação à pesquisa anterior da CNT, feita nos dias 30 de julho e 1.º de agosto.

Primeiro turno ainda indefinido

São Paulo

(AE) – O deputado federal Delfim Netto (PPB-SP) disse ontem que ainda é muito cedo para iniciar as negociações de apoio eleitoral, visando o segundo turno das eleições presidenciais. “É muito pouco provável que haja um entendimento desse tipo hoje”, disse Delfim. “Temos que aguardar o primeiro turno da eleição presidencial e a dos governadores. A partir daí, se articula os apoios para o segundo turno.” No início da semana, o senador Jorge Bornhausen (SC), presidente nacional do PFL, anunciou que iniciará contatos com lideranças partidárias, prioritariamente com o PPB, para buscar apoio a Ciro Gomes (Frente Trabalhista). Bornhausen avalia que a disputa do segundo turno já está definida e será entre Ciro e o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Delfim, o desfecho da sucessão ainda não está definido. Ele acredita que é prematuro afirmar com certeza que o candidato do governo, senador José Serra (PSDB) não irá para o segundo turno. “Se a ida de Serra para o segundo turno é provável ou improvável, é outra coisa. Mas não há nenhuma lei natural que impeça quem está em terceiro lugar nas pesquisas ir para segundo. É difícil, é complicado, mas o que se tem até agora é palpite, só palpite, mais nada.”

Voltar ao topo