Renan diz que Temer fracassou

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou ontem que a Câmara deve eleger um presidente que tenha um perfil institucional, adequado ao ?momento dramático? que a Casa vive. Segundo Renan, o candidato do PMDB, deputado Michel Temer (SP), tem esse perfil, mas não conseguiu apoio. O senador também elogiou adversários de Temer: Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Francisco Dornelles (PP-RJ) e José Thomaz Nonô (PFL-AL). O senador disse que tentou pessoalmente ampliar a candidatura de Temer junto a PSDB, PFL e PT, mas não obteve resultados.

?Não foi por falta de trabalho. Tive na minha eleição o apoio de todos os partidos. Houve aqui no Senado uma grande convergência. Claro que eu trabalhei para ampliar a candidatura do presidente Michel Temer. Conversei com setores do PFL, do PSDB, do PT, mas não ampliou, infelizmente não ampliou. Se a candidatura é para qualquer hipótese, se vai ser levada a ferro e a fogo, sem ampliar, isso não é problema meu. Uma candidatura à presidência de qualquer Casa tem que ser uma construção coletiva. O ideal é que isso pudesse ter acontecido. Ninguém melhor que o Michel para presidir a Câmara, mas a circunstância política tem que ser levada em consideração?, analisou Renan.

O presidente do Senado considerou saudável o grande número de concorrentes ao cargo vago com a renúncia de Severino Cavalcanti (PP-PE). ?É legítimo e democrático?. E apostou, ainda que de forma sutil, na vitória da tendência governista do PMDB, caso Temer decida não disputar: ?O PMDB tem uma tendência mais ou menos definida, claro que vai depender das circunstâncias, se vai ter ou não candidato, mas há uma correlação dentro do partido que todos conhecem, não é segredo para ninguém.?

Voltar ao topo