Rede pública supera média da rede privada no Enem

Os 37,5 mil alunos da rede pública de ensino com melhor média no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 superam a média dos alunos da rede privada de ensino, destacou hoje o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

A comparação é feita sempre entre os alunos concluintes do ensino médio das duas redes.

Esse recorte de 37,5 mil estudantes equivale, segundo estimativa da pasta, aos 12,5% das vagas nas 59 universidades federais que deverão ser reservadas para cotistas da rede pública no processo de seleção do vestibular de 2013 – o total de vagas estimado é de 300.000.

 

“O topo da rede pública é muito melhor do que a média do setor privado”, disse Mercadante, em defesa da nova regra. Esses alunos da rede pública tiveram média de 630,4 pontos – considerando apenas as quatro provas objetivas do Enem 2011. Entre esses alunos da rede pública estão aqueles matriculados em colégios militares e de aplicação – muitos desses fazem seleção para ingresso no colégio.

 

Ao mesmo tempo, a média dos alunos da rede privada foi de 569,2 pontos. A média geral dos alunos da rede pública, entretanto, é abaixo disso: 474,2. “A média da rede pública é inferior à rede privada, [mas] é um volume muito maior de estudantes”, disse o ministro.

Voltar ao topo