“Quem tiver culpa que pague”, diz FHC sobre mensalinho

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira (22) que quem tem culpa deve pagar, ao comentar a decisão do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de denunciar 15 pessoas – entre elas o senador Eduardo Azeredo (PSDB) – por envolvimento no chamado "mensalão" tucano em Minas Gerais. "É preciso que se apure. Quem tiver culpa que pague.

Fernando Henrique está na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, para participar do 9º Congresso Nacional do seu partido – o PSDB – e disse que o caso de Azeredo é assunto para ser discutido no encontro amanhã.

Em conversa com jornalistas, o ex-presidente fez distinção entre o "mensalão" mineiro e o mensalão denunciado e apurado durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolvendo altas autoridades do governo. "O mensalão foi criado pelo governo Lula e é quando você paga à base aliada para votar com o governo. Não tem nada a ver com o mensalão de Minas. Lá, foi financiamento de campanha.

Voltar ao topo