Presos dez suspeitos de exportar emagrecedor ilegal

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (19) 10 pessoas suspeitas de produzir e exportar o controlador de apetite Emagrece Sim, vendido como fórmula natural para emagrecer e conhecido no exterior como uma das "brazillian diet pills (pílulas de emagrecimento brasileira, em inglês)". Dos detidos na Operação Vênus, oito foram presos em Minas Gerais, um em São Paulo e um em Roraima. Eles serão denunciados por tráfico internacional de drogas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Emagrece Sim era vendido pela internet e distribuído principalmente para os Estados Unidos. Embora comercializado como produto fitoterápico, 100% natural, exames comprovaram a presença de tranqüilizantes e anfetaminas na fórmula. Nos EUA, o kit de Emagrece Sim costuma ser adquirido por cerca de US$ 230.

Em janeiro do ano passado, o produto – juntamente com o também controlador de apetite Herbathin – foram proibidos nos EUA após um estudo da Food and Drug Administration (FDA), a agência norte-americana que regula alimentos e remédios. Laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed) de dezembro de 2005 já havia atestado a presença de substâncias que podem causar dependência física e química. No Brasil, essas substâncias são controladas e só.

Voltar ao topo