Presidente do DEM diz que bancada vota contra a CPMF

O presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ) afirmou não ter dúvidas de que o partido votará integralmente no Senado contra a proposta de prorrogação da CPMF. Maia disse que o governo não mudará nenhum dos 14 votos da bancada do DEM, incluindo o dos senadores Jayme Campos (MS) e Jonas Pinheiro (MS). Ligados politicamente ao governador do Mato Grosso do Sul, Blairo Maggi, que pertence ao PR, Pinheiro e Campos estão sendo pressionados politicamente por ele e pelo governo federal para votarem a favor da CPMF.

Sem os 49 votos necessários para aprovar a proposta, o governo apela agora para convencer senadores da oposição a apoiarem a prorrogação da CPMF. A votação está prevista para a próxima terça-feira em plenário. "O partido já decidiu por unanimidade em três ocasiões votar contra a CPMF. Primeiro, a bancada da Câmara aprovou essa posição. Depois, foi a vez do Senado. E, por último, a Executiva do DEM. Essa é uma posição consensual entre todos os membros do partido. Ninguém precisou obrigar nenhum parlamentar a nada para que assumissem isso", explica Maia.

Maia lamentou que Blairo Maggi esteja pressionando os senadores do DEM com quem mantém ligação política. "Temos todo o respeito pelo governador, mas ele precisava agir de forma diferente. Precisa ser mais respeitoso com os senadores e entender a posição política deles", diz.

Voltar ao topo