População julga Lula pelas atitudes pessoais

O brasileiro mudou. Apesar dos desejos de mudança e de insistir na possibilidade de um final feliz, o cidadão comum não espera mais manobras sensacionalistas e populistas de seus governantes. Esta é uma das conclusões tiradas de um estudo inédito realizado no Brasil coordenado pela Agência de Marketing. O trabalho traz revelações importantes sobre a relação atual entre as demandas de consumo e os sentimentos sobre a situação política e econômica do País.

De Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, o brasileiro tem um exemplo de postura e comportamento. Até os eleitores que tiveram de superar seus preconceitos contra as pessoas de origem humilde (Lula foi operário e não tem diploma universitário) apostam nisso. O novo presidente, por enquanto, é analisado mais por seus métodos e atitudes do que pelos resultados práticos de sua equipe de governo.

Reconhece-se hoje, e por isso se diz que o brasileiro mudou, que a superação dos difíceis problemas herdados de outros governos e épocas será obrigatoriamente uma obra coletiva e envolverá o compromisso responsável de toda a sociedade. Lula entra como o líder capaz de fazer grupos tão distintos (empresários e sindicalistas, por exemplo) se unirem numa mesma causa. De certa forma, o novo presidente visita seu passado de líder sindical.

Por outro lado, a eleição de Lula tem também um efeito de um fato novo e cheio de significados, funcionando como um marco simbólico, a partir do qual se imagina que o Brasil jamais será o mesmo. Projeta um tempo de mudança para o País, ainda que os fins e os meios sejam muito discutíveis e desconhecidos. Para a classe média prejudicada pelo aperto econômico e financeiro dos últimos tempos, e muito temerosa quanto a dias piores, a escolha do novo presidente foi uma manifestação de protesto contra o governo que a decepcionou e aposta numa nova alternativa.
“Sonhos de Consumo em Tempos de Mudança” é uma completa análise da percepção e dos sentimentos do consumidor sobre o momento que vive o Brasil, suas expectativas, desejos de mudança e sua disposição para participar deste processo. Foram investigados atitudes e comportamentos dos consumidores, de modo a levantar o que passa pelos seus corações e mentes e o que está influenciando seus sonhos, seus planos e ações práticas de vida e consumo.

Os principais resultados do estudo completo serão debatidos com especialistas em marketing e comunicação em um evento para 400 pessoas marcado para o dia 27 de agosto de 2003, em São Paulo, na AMCHAM BRASIL (Câmara Americana de Comércio), com a presença de importantes nomes do cenário empresarial, econômico e intelectual do País tais como Eduardo Giannetti da Fonseca (PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, professor das Faculdades Ibmec de São Paulo e autor, entre outros livros, de Felicidade (Companhia das Letras, 2002); Vera Aldrighi (Socióloga) formada e pós-graduada na USP; José Francisco Eustachio (publicitário, vice-presidente e sócio da Talent; Rafael Sampaio (vice-presidente executivo da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes); Roberto Duailibi (Publicitário, o D da DPZ); Luiz Carlos Pimentel (Administrador.

“Sonhos de Consumo em Tempos de Mudança” é uma completa análise da percepção e dos sentimentos do consumidor sobre o momento que vive o Brasil, suas expectativas, desejos de mudança e sua disposição para participar deste processo. Foram investigados atitudes e comportamentos dos consumidores, de modo a levantar o que passa pelos seus corações e mentes e o que está influenciando seus sonhos, seus planos e ações práticas de vida e consumo. A pesquisa abordou quatro pontos principais como a situação atual do Brasil (o novo governo, os desejos de mudança, o contexto internacional, os sonhos para o País); a qualidade de vida atual (a satisfação, as realizações, os problemas e preocupações); projetos e aspirações de realização pessoal (a mudança pessoal, os valores, as imagens e modelos de sucesso e de felicidade) e a vida financeira e consumo (dinheiro, atitudes e marcas).

A pesquisa envolve duas fases: qualitativa: sete grupos exploratórios, já realizados; e quantitativa: 1.300 entrevistas individuais de longa duração, a qual realiza-se entre junho e julho de 2003 com consumidores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A fase quantitativa está sendo patrocinada por sete empresas dos segmentos mais representativos da economia nacional como Telecomunicações – Vivo e Telefônica, Home Care e Alimentos (Unilever), Varejo (Grupo Pão de Acúcar), Moda ( Paim e Lojas Renner), Bebidas (Kaiser), Automobilístico (Fiat) As cotas foram oferecidas para uma empresa de cada segmento, em caráter exclusivo.

A pesquisa “Sonhos de Consumo em Tempos de Mudança” faz parte de um projeto idealizado e coordenado pela Agência de Marketing, que tem como propósito criar oportunidades para projetos de ação mercadológica das empresas. Para o diretor da Agência de Marketing, Guilherme Sztutman, “Sonhos de Consumo em Tempos de Mudança” configura-se num instrumento valioso para as empresas na construção de cenários para o planejamento estratégico de marketing e comunicação das marcas. “Além de revelar tendências de mudanças na linguagem e conteúdo da comunicação e gerar conhecimento em profundidade das causas e reflexão sobre a solução dos problemas de demanda, esta pesquisa é um instrumento valioso para a avaliação da sintonia das marcas e produtos com os desejos, demandas e expectativas sobre a “nova era”, e tem como objetivo principal promover a conscientização das equipes de marketing sobre a nova realidade do consumidor”, comenta Sztutman.

O projeto foi conduzido por Guilherme Sztutman, sócio-diretor da Agência de Marketing, em parceria com Vera Aldrighi, diretora da CLÍNICA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING e com Rafael Sampaio, diretor-executivo da ABA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANUNCIANTES, ambos integrantes da rede de associados da Agência de Marketing que há um ano opera projetos para empresas por meio de redes de especialistas de alto nível, cujas especialidades se complementam. Vera Aldrighi foi convidada para conduzir a pesquisa e Rafael Sampaio o seminário, o qual irá apresentar e debater os principais itens do estudo para o mercado brasileiro.

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