Policiais revistam bagagem de todos os passageiros em Manaus

Cerca de 40 policiais federais ocupam desde às 11h (horário local) de hoje os setores de embarque de passageiros e despacho de bagagens e cargas no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

Eles realizam operação-padrão fazendo vistoria em 100% das bagagens, como forma de protesto para reivindicar melhorias salariais.

O presidente do sindicato dos Policiais Federais do Amazonas, Nelson Oliveira da Silva, disse que os passageiros de 20 voos, que embarcam e desembarcam hoje de Manaus, terão as bagagens vistoriadas.

“Vamos demonstrar hoje qual é a fiscalização ideal da coordenação da PF na segurança do aeroporto, que não acontece por falta de efetivo”, afirmou.

Por volta das 12h, ao menos 500 passageiros aguardavam na fila de embarque para ter a bagagem vistoriada pelos agentes federais. O procedimento irritou os passageiros.

O pedagogo Sérgio Monteiro, 55, que tentava embarcar para Fortaleza, protestou contra a operação dos policiais. “Já viajei cinco vezes esse ano e não existe fiscalização, hoje que querem aumento salarial estão fiscalizando, eu sou contra”, disse.

Segundo o sindicato, no Amazonas, metade dos 200 agentes estão parados. Dos 1.800 inquéritos em andamentos nas delegacias, 1.300 estão prejudicados devido a operação-padrão.

Mais de 2,5 mil procedimentos, como diligências, investigações, intimações, perícias, mandados de prisões, entre outros, estão parados. O movimento ainda não afeta a emissão de passaportes.