PL pede a cassação de Canziani e mais cinco

Brasília – O líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO), protocolou ontem, na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, seis representações pedindo abertura de processo por quebra de decoro parlamentar e a cassação de parlamentares do PTB eleitos em 2004: Sandro Matos (RJ), Neuton Lima (SP), Joaquim Francisco (PE), Alex Canziani (PR), Romeu Queiroz (MG) e Dr. Francisco Gonçalves( MG). As representações assinadas pelo advogado Marcelo Bessa, que tem a procuração do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, vão para a presidência para serem numeradas e depois serão encaminhadas para o Conselho de Ética.

A ação tem quatro páginas e destaca trechos do depoimento do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) em que ele diz que autorizou aos parlamentares do partido que fizessem despesas em função do acordo tratado com o PT. Ainda na avaliação do PL, como Roberto Jefferson não citou nomes, todos os candidatos pelo partido nas eleições de 2004 ficaram sob suspeita.

"O PL entende que ele lança sobre todos os candidatos do PTB suspeitas mais que razoáveis de que eles usaram dinheiro não contabilizado para pagamento dos compromissos de campanha", diz a justificativa da representação. Na representação, o PL menciona o artigo 55 parágrafo primeiro da legislação eleitoral, que trata de recepção de vantagens indevidas. A partir do momento em que o processo for aberto no Conselho de Ética, os parlamentares não poderão renunciar para evitar a perda de direitos políticos.

Voltar ao topo