Pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas ganhará mais 120 metros

São Paulo – As aeronaves que decolarem na pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas terão mais 120 metros de pista, quando o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) emitir notificação técnica que deve ser enviada à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo a assessoria do Ministério da Defesa, técnicos estudavam a implantação da medida desde agosto, quando o ministro Nelson Jobim determinou que as duas pistas do aeroporto tivessem áreas de escape, para melhorar a segurança. Com isso, a pista principal passou de 1.934 metros para 1.640 metros, com áreas de escape de 150 metros em cada cabeceira; e a pista auxiliar passou de 1.435 metros para 1.195 metros, com 120 metros de escape em cada extremidade.

O ganho de 120 metros para as decolagens na pista auxiliar permitirá redução do fluxo de aeronaves. O ministério informou ainda que os controladores de vôo terão mais flexibilidade para orientar as decolagens, ou seja, em algumas situações poderão decolar não só os aviões executivos, de menor porte, mas também os comerciais.

Voltar ao topo