Pesquisa vai avaliar acessibilidade nos sistemas de transporte público

Brasília – A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades,  realiza a 2ª Pesquisa Nacional sobre Acessibilidade para Pessoas com Deficiência e Restrição de Mobilidade nos Sistemas de Transporte Público, durante os meses de setembro e outubro,  nas cidades com população igual ou superior a 60 mil habitantes.

O diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social da Semob, Luiz Carlos Bertotto, disse, em entrevista à Agência Brasil, que o objetivo da pesquisa é caracterizar e qualificar os serviços de transporte coletivo e da mobilidade urbana disponíveis no país.

Bertotto informou que os dados coletados serão comparados com os resultados da primeira pesquisa, realizada em 2004, para avaliar a evolução desses serviços e as mudanças ocorridas desde a assinatura do Decreto 5.296/04, que visa a garantir a acessibilidade com segurança e autonomia a todos.

?Nós queremos ver o que aconteceu nesses três anos. Em 2004 tinha uma realidade e nós vamos poder comparar o que houve com isso, depois que tivemos esse decreto e as leis publicadas e obrigando os municípios a tratar desse assunto de maneira mais efetiva?, mencionou o diretor.

De acordo com a Semob,  o resultado da primeira pesquisa contribuiu para a construção de um banco de dados, que funciona como um instrumento permanente de avaliação e monitoramento da política de mobilidade urbana, contida no Programa Brasileiro de Acessibilidade ? Brasil Acessível, lançado em junho de 2004.

Bertotto disse que a Pesquisa Nacional é uma iniciativa do ministério, do governo federal, no sentido de buscar essas informações para poder verificar se as políticas que estão adotando, as leis e os decretos, estão surtindo efeitos nas cidades brasileiras e beneficiando a população.

O questionário está disponível no endereço eletrônico do Ministério das Cidades, www.cidades.gov.br . Os municípios também irão receber via Correios e o prazo para responder é de dez dias úteis, a partir da data de recebimento do formulário. Segundo a Semob, os resultados da pesquisa serão divulgados em 90 dias.

Voltar ao topo